1471 Paulista Avenue +55 11 35224750 [email protected]

    Digital Transformação    

Digital Transformation
A transformação digital é um tópico de discussão rica e vital nas salas de diretoria e entre as equipes executivas em todo o mundo. Aqui estão algumas idéias sobre o que é preciso para liderar e entregar uma transformação digital.

A experimentação digital é fácil, mas a transformação é difícil. As empresas lutam para dimensionar suas melhores idéias e adotar novas formas de trabalhar, e muitos esforços de transformação digital ficam muito aquém de seus objetivos.

Mudando da experimentação para a transformação digital

Ótima orquestração é um fator crítico de sucesso na transformação de uma organização em uma empresa digital.

As empresas precisam escalar seus experimentos digitais para conseguir uma transformação completa. Laurent Colombani, um parceiro da prática Digital da Bain, descreve cinco coisas que os grandes orquestradores de transformações digitais fazem muito bem.

Um fator crítico de sucesso que vemos com os líderes digitais é sua capacidade de orquestrar sua transformação digital. Grandes orquestradores fazem cinco coisas muito bem. Tudo começa com o dimensionamento, a capacidade de dividir a iniciativa em partes distintas que as equipes do Agile podem buscar quando estão no mercado e escalam conforme o sucesso. Depois, há governança, gerenciamento de riscos e métricas, a capacidade de criar objetivos e grades de proteção claros, para que as equipes de inovação possam inovar livremente no campo.

A seguir, liderança e engajamento, a capacidade de criar uma visão clara e envolver as redes de mudança existentes dentro e fora da organização para disseminar comportamentos digitais. Financiamento e gestão de investidores, construindo o caso interna e externamente, além de estabelecer sistemas para inovar fora dos limites do orçamento. E, finalmente, o engajamento regulatório e comunitário, reconhecendo que as tecnologias digitais trazem benefícios e riscos e que as empresas precisam participar da construção dos bens comuns digitais.

A transformação digital geralmente começa com experimentos, claramente definidos no escopo, bem financiados, com suporte do topo. Muitos nessas condições de estufa são bem-sucedidos. É quando eles chegam à escala e estão tentando espalhar esses experimentos pela empresa que vêem os desafios. E é aqui que vemos essas cinco habilidades sendo vitais.